Pre챌os já est찾o a subir
Maputo (Canal de Moçambique) â Os preços dos produtos de primeira necessidade estão a subir exponencialmente a nível nacional. O fenómeno está mais uma vez, para não variar, associado ao aproximar da quadra festiva. A subida de preços dos produtos de primeira necessidade e muito procurados pelos consumidores na quadra festiva foi reconhecida pelo ministro da Indústria e Comércio, António Fernando, que na última sexta-feira esteve reunido como diversos organizações ligadas a produção e venda dos referidos produtos com o objectivo de auscultar as suas posições e a disponibilidade dos mesmos para abastecer os potenciais consumidores que regra geral no referido período aumentam as quantidades de consumo.
Na ocasião, António Fernando, disse que, “apesar dos preços dos produtos estarem a disparar os consumidores devem comprar produtos como forma de passar condignamente a quadra festiva”. Contudo, o titular da pasta da Indústria e Comércio alertou os consumidores “a fazerem as sua compras antecipadamente de forma a não sofrerem a pressão da subida dos preços por falta de escassez de produtos de primeira necessidade no mercado”.
Por outro lado, o ministro da Indústria e Comércio, António Fernando anunciou que, “as autoridades da inspecção e da saúde já começaram a trabalhar no sentido de controlar a qualidade dos produtos e os respectivos preços”.
Entretanto, o presidente da Associação Comercial de Moçambique, Adelino Buque disse na ocasião que, “as autoridades fiscalizadoras do Estado devem vigiar os estabelecimentos comerciais no sentido de controlar os preços de produtos por causa dos comerciantes oportunistas”.
“Na altura da quadra festiva o número de comerciantes oportunistas tem aumentado e, por isso, as autoridades fiscalizadoras do Estado devem trabalhar no sentido de controlar o mercado”, enfatizou Buque.
Também presente no referido encontro, o presidente da «Associação de Defesa ao Consumidor – DECOM», Mouzinho Nicol’s alertou os consumidores no sentido de, “no acto de compra verificarem a qualidade e validade dos produtos para não serem vítimas de publicidade enganosa”.
“Durante a quadra festiva muitos estabelecimentos comerciais aliciam através de publicidade enganosa os consumidores para comprarem produtos de baixa qualidade”, frisou Mouzinho Nicol’s.
Enquanto isso…
Com os preços dos produtos de primeira necessidade na capital moçambicana já a subirem em flecha, o que em outras palavras é indício de que a quadra festiva só há-de sorrir a quem tenha os bolsos mais recheados das notas necessárias para fazerem frente aos preços do momento em declarações à comunicação social à margem do referido encontro com a presença do próprio ministro da Industria e Comércio, o responsável da firma «Procongel», que se dedica a venda de produtos frescos tais como carnes, peixe e mariscos, Anton Grobler disse que “os consumidores durante a quadra festiva devem estar munidos de dinheiro para comprar produtos pois sem dinheiro não há festa de natal e de fim do ano”. Era sinal mais que claro que a quadra festiva do ano que corre só há-de sorrir a quem tenha os bolsos preparados. Os outros terão de se adaptar a esta realidade.
“Os preços dos produtos de primeira necessidade estão aumentar diariamente. Todos os produtos estão caros”, avisou Anton Grobler.
Serve de refer챗ncia dizer que numa ronda efectuada pela reportagem do «Canal de Mo챌ambique» em alguns estabelecimentos comerciais pudemos aperceber-nos que de facto os pre챌os já come챌aram subir.
A título de exemplo um frango congelado que há poucas semanas era comprado a 80,00MT/Kg agora custa 115,00MT/Kg. O mesmo se pode dizer em rela챌찾o ao pre챌o da Batata Reno cujo quilograma custava há alguns dias 30,00MT. Já custa 40,00MT/Kg. Já o a챌úcar subiu de 25,00MT/Kg para 30,00MT. O pre챌o do óleo de cozinha também n찾o escapou. O tipo mais corrente passou 50,00MT/litro para 60,00MT/litro. Os factos mostram que os menos abastados ter찾o que apertar o cinto e esperar que o muito propalado «combate a pobreza absoluta» se torne efectivo até que os contemple, nem que seja só nas quadras festivas. (Concei챌찾o Vitorino)
2007-12-03 05:32:00