Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Presidente da Zâmbia critica Brown por boicotar cimeira de Lisboa
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 07/12/2007 19:29
Presidente da Z창mbia critica Brown por boicotar cimeira de Lisboa

Joanesburgo (Canal de Moçambique) - O presidente zambiano, Levy Mwanawasa, condenou a decisão do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, de boicotar a cimeira euro-africana em protesto contra a presença do dirigente zimbabweano, Robert Mugabe em Lisboa. Falando a correspondentes em Berlin no final de uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, o chefe de Estado zambiano disse que teria sido melhor que Brown participasse na cimeira para aí poder discutir tudo quanto quisesse a respeito do Zimbabwe.
Domingo último, Mwanawasa havia apelado à Inglaterra para que não se distanciasse da questão zimbabweana. O presidente zambiano considerou que a Inglaterra devia continuar a exercer pressões sobre o regime de Mugabe até que a grave crise em que o Zimbabwe está mergulhado seja resolvida.
Por seu turno, Merkel declarou que a questão do Zimbabwe “não seria varrida para debaixo do tapete no decurso da cimeira” de Lisboa, acrescentando que “respeitava a posição assumida por Gordon Brown”.
A Inglaterra far-se-á representar na cimeira por Valerie Amos, uma antiga ministra-assistente do Ministério dos Negócios Estrangeiros brit창nico.
O presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, apelou ao primeiro-ministro brit창nico para que alterasse a sua posi챌찾o, tendo proposto uma media챌찾o de alto nível para se restabelecerem os la챌os entre o Reino Unido e o Zimbabwe.
Entretanto, Mugabe agradeceu aos dirigentes africanos e da União Europeia por terem, segundo as suas palavras, “resistido conta a sinistra campanha movida pela Inglaterra para nos isolar internacionalmente.”
A posi챌찾o da Uni찾o Europeia e dos chefes de Estado africanos em n찾o incluíram a situa챌찾o prevalecente no Zimbabwe na agenda dos trabalhos da cimeira de Lisboa foi energicamente condenada por um grupo de escritores europeus e africanos, incluindo o mo챌ambicano Mia Couto como ontem noticiou o Canal de Mo챌ambique.
O presidente do Zimbabwe chegou ontem à noite a Lisboa para tomar parte na cimeira.
O presidente da Comiss찾o Europeia, Dur찾o Barroso, ex-primeiro ministro de Portugal pelo Partido Social Democrata, disse também ontem que cumprimentaria Robert Mugabe por uma quest찾o protocolar, mas ele n찾o é a pessoa com que a sua m찾e lhe recomendara que convivesse ao longo da sua vida.
(Redac챌찾o / AFP / LUSA)


2007-12-07 06:22:00


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados