Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Maputo, 10 Dez (Lusa) - A "era histórica" em perspectiva para as relações entre
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 10/12/2007 15:10
Maputo, 10 Dez (Lusa) - A "era histórica" em perspectiva para as relações entre a União Europeia e África, em resultado da cimeira deste fim-de-semana, em Lisboa, faz hoje a manchete do Jornal Notícias, o único jornal diário impresso em Moçambique.
Com uma foto ao centro do Presidente mo챌ambicano, Armando Guebuza, o jornal titula: "Líderes continentais prometem era histórica".
"A II Cimeira África-Europa, que ontem [domingo] terminou em Lisboa, aprovou uma estratégia conjunta que deverá permitir a 53 nações africanas e 27 países europeus uma era sem precedentes nas suas relações políticas, económicas e comerciais", pode ler-se no jornal.
Em destaque no Notícias est찾o os princípios constantes na Declara챌찾o de Lisboa e as declara챌천es do Chefe de Estado Mo챌ambicano no final do encontro, que Armando Guebuza considerou "bastante positivo".
"Armando Guebuza disse que [o encontro] foi bastante positivo porque tanto os estadistas africanos como os europeus debateram de forma franca e aberta todas as quest천es que ainda constituem o pomo de discórdia para que a coopera챌찾o entre as duas partes seja, de facto, benéfica para ambos", é referido no periódico.
E acrescenta, citando ainda o Presidente moçambicano: "Destacou ser errada a visão dos que pensam que África é que precisa da Europa, deixando claro que tal como há centenas de anos os europeus se meteram em barcos e sulcaram oceanos em busca de outros mercados e outros bens que pudessem completar o que já tinham para garantir a sua sobrevivência, hoje, mais do que nunca, precisam tanto do que as nações africanas têm como estas do que os europeus dispõem".
Do fim-de-semana sobra ainda o semanário Domingo, que tem na sua primeira página a chamada "Cimeira União Europeia-África: Paz e Segurança Mundial no Centro do Debate".
Na página, onde o artigo é publicado o tom muda ligeiramente: "Cimeira África-Europa começou com europeus jurando abandonar o neocolonialismo - que vinham impondo aos africanos nos últimos 50 anos", escreve em título.
"A II Cimeira entre a África e a Europa que sábado último começou em Lisboa (...) está sempre marcada por um reconhecimento tácito dos líderes europeus que, de agora em diante, abandonarão definitivamente as políticas neo-coloniais de que se valeram nos últimos 50 anos para perpetuar a pobreza e dependência económica nas nações africanas", escreve em o jornalista enviado a Lisboa.
© 2007 LUSA - Ag챗ncia de Notícias de Portugal, S.A.
2007-12-10 09:50:01


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados