Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Porto da Beira : Inicia reflutuação de navio encalhado
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 16/02/2008 14:21
O NAVIO “Border”, encalhado há duas semanas na chamada curva de Macuti, no canal de acesso ao Porto da Beira, na província de Sofala, será reflutuado na próxima segunda-feira. Joaquim Veríssimo, Director Executivo dos CFM-Centro, disse que com vista a facilitar o desencalhe, iniciaram na tarde da última quinta-feira os trabalhos de transbordo dos 466 contentores que o navio transporta para um batelão. A embarcação era proveniente de Durban, na África do Sul, com a linha de navegação da “Ocean African”.
Maputo, Sábado, 16 de Fevereiro de 2008:: Notícias
Segundo a fonte, já foi criada uma comiss찾o de inquérito visando apurar as causas do acidente.
“O navio está num banco de areia com porção muito pequena no canal, ou seja, da popa para o eixo navegável são 80 metros e desta para a bóia seis são 207 metros. Isto significa que o navio está ligeiramente fora do canal, o que nos tem possibilitado fazer entrar alguns navios de pequeno calado, tendo durante o tempo em que o “Border” está encalhado entrado quatro para o porto, embora de forma muito condicionada às marés”- disse.
Veríssimo explicou ainda que neste momento foram desencadeadas várias ac챌천es, nomeadamente a cria챌찾o da comiss찾o de inquérito e monitoria constituída pelos CFM, INAMAR, INAHINA, Administra챌찾o Marítima e o agente armador e a sondagem da área do encalhe.
Reconheceu que se est찾o a registar prejuízos avultados com a inoperacionalidade do canal tendo dito que é nesta perspectiva que a equipa de trabalho está a fazer tudo de modo a desencalhar o navio o mais rápido possível.
Foi também pensando nisso que em função das marés têm sido metidos para o porto alguns navios franqueados para além do canal de acesso, restando neste momento apenas dois cujo processo de entrada poderá ocorrer até à próxima segunda-feira.
“Não ficámos parados e os nossos pilotos estão a trabalhar arduamente de modo a resolver a situação o mais depressa possível”- explicou.
O director executivo dos CFM-Centro destacou a colaboração de algumas entidades, como a Companhia de Sena que disponibilizou um dos dois batelões solicitados para o transbordo dos contentores do “Border”, pois tal possibilitará que este não tenha muito peso o que vai facilitar a sua reflutuação.
“Neste momento de chuvas intensas ao longo das bacias dos rios Búzi e Púnguè, a confluência dos detritos no canal é grande, por isso, as dificuldades de acesso aumentam, sendo também que a dragagem passa a concentrar-se concretamente naquele local, ou seja, na curva do Macúti, um dos pontos críticos do canal”- referiu.


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados