Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Kosovo: Moçambique ainda a ponderar reconhecimento de independência
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 25/02/2008 20:55
Kosovo: Mo챌ambique ainda a ponderar reconhecimento de independ챗ncia
25 de Fevereiro de 2008, 16:46
Maputo 25 Fev (Lusa) - Mo챌ambique ainda está a ponderar o reconhecimento da independ챗ncia da ex-província sérvia do Kososo, auto-proclamada a 17 de Fevereiro, reservando uma posi챌찾o para um "momento apropriado".
"Vamos aguardar o momento apropriado. É um assunto bastante sensível e que como todos os assuntos desse género exigem ponderação. O nosso Governo vai trabalhar para poder tirar a decisão que for mais acertada para este caso", disse à Agência Lusa o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Henrique Banze.
O parlamento do Kosovo proclamou a 17 de Fevereiro a independ챗ncia do território sérvio de maioria albanesa.
Quatro dias após a proclamação da independência, apenas 16 países tinham reconhecido efectivamente a declaração, entre os quais os Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Áustria, Luxemburgo, Letónia, Dinamarca, Estónia, Albânia, Afeganistão, Turquia, Senegal, Austrália e Taiwan.
Seis países, com a Rússia e Sérvia à cabeça, já se recusaram a aceitar o novo estado (além de Moscovo e Belgrado, o novo Estado é rejeitado pela Geórgia, Espanha, Chipre e Roménia).
Holanda, Bélgica, Irlanda, Finl창ndia, Suécia, Hungria, Polónia, Eslovénia, Bulgária, Litu창nia, Croácia e Noruega preparam-se para reconhecer a independ챗ncia do Kosovo.
Em Portugal, tal como na Grécia, Eslováquia, República Checa, Malta e China existem ainda reservas em rela챌찾o ao assunto.
O primeiro-ministro portugu챗s, José Sócrates, afirmou recentemente que Portugal definirá a sua posi챌찾o sobre o processo de independ챗ncia do Kosovo "muito brevemente", depois de terminadas as consultas com o Presidente da República e com o parlamento.
José Sócrates sublinhou que a preocupa챌찾o de Portugal se prende "com a unidade europeia e com a estabilidade dos Balc찾s".
O Presidente da República afirmou, por seu turno, que Portugal "n찾o precisa de se precipitar" na sua posi챌찾o sobre a declara챌찾o de independ챗ncia do Kosovo e frisou que qualquer decis찾o sobre o assunto deve envolver "todos os órg찾os de soberania".
"Portugal n찾o precisa de se precipitar. Toda a declara챌찾o unilateral de independ챗ncia gera grande preocupa챌찾o. Devemos continuar a analisar a evolu챌찾o da situa챌찾o e, em devido tempo, envolvendo todos os órg찾os de soberania, tomar uma decis찾o", sustentou Cavaco Silva.
PGF.
Lusa/fim


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados