Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: O MILAGRE D´URGUEIRA
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 2 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 01/08/2009 20:17

Entrar e sair de um forno a 300 graus

"Milagre d'Urgueira" reúne mitos e tradições seculares em Águeda

 

POR, PEDRO FONTES DA COSTA

 

É a maior e mais mediática romaria do concelho de Águeda. O "Milagre d'Urgueira" é um evento cheio de mitos e rituais que se realiza na freguesia de Macieira de Alcoba, Águeda, no dia 23 de Agosto.

O Festival da Urgueira, aldeia que apenas tem 12 habitantes, possibilita a todos os romeiros, mais de três mil, recuar um século, de forma a reviverem "um encontro com as tradições e com as raízes culturais".

O seu grande atractivo é a entrada de Manuel Farias, presidente da Associação "Os Serranos", num forno com temperaturas entre 200 e 300 graus com uma boroa de 70 quilos e sair vivo. O forno, que apenas se acende nesta festa, fica, ininterruptamente, a aquecer durante dois dias e duas noites.

Este ano, Manuel Farias referiu, ao JN, que está bem preparado para continuar a tradição secular, confessando que, além de um autodomínio, o segredo passa pela roupa que veste.

"É importante estar protegido do calor com um fato tradicional serrano de borel, lã e linho como se fosse passar uma noite ao relento".

O Milagre d'Urgueira tem origens seculares nas promessas feitas pela família Duarte Reis que emigrou para o Brasil, e passou por tormentas em viagens marítimas, regressando com o voto de construir um forno sobre uma laje de granito, num local de onde se vissem as areias brancas da praia.

Localizado a mais de 700 metros de altitude, este forno foi associado aos rituais da romaria da Nª Sª da Guia e deu origem a uma fantástica aventura, na qual, um homem, espontânea e temerariamente, entrou no forno, com um cravo na boca, onde ardia lenha há vários dias, para depositar uma broa de milho, e saiu vivo.

Assim, durante duas dezenas de anos, no final do século XIX, a meados do mês de Agosto, a Urgueira recebia a maior enchente de povo que esvaziava as aldeias serranas do Caramulo e outras que vinham de muito longe para ver o homem entrar dentro do forno e crer em tão audacioso feito.

Depois, a fornada apagou-se no início do século XX, devido a grandes tumultos ali ocorridos. Contudo, em 1996, a Associação Etnográfica "Os Serranos" reconstruiu a festa e o forno, transformando-a num festival-romaria.

 

http://noticias.sapo.pt/banca/



Primer  Anterior  2 a 2 de 2  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 2 en el tema 
De: mayrameireles Enviado: 01/08/2009 21:17
Isabel, Super interessante! Gosto de factos assim "diferentes". Beijinho, Mayra


 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados