Cooperação que visa permitir a formação de técnicos moçambicanos naquele país europeu
O Ministério moçambicano da Saúde (MISAU) e a Ordem dos Farmacêuticos de Portugal assinaram, no último sábado, em Portugal, um protocolo de cooperação que visa, dentre vários aspectos, permitir a formação de técnicos moçambicanos naquele país europeu.
De acordo com a Agência de Informação de Moçambique (AIM), este protocolo foi rubricado pelo titular da pasta da Saúde, Ivo Garrido, e pelo bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Carlos Maurício Barbosa.
Segundo um comunicado de imprensa recebido ontem pela AIM, esta medida vai permitir que farmacêuticos moçambicanos possam prosseguir com a sua formação em Portugal e reforçar a capacidade do MISAU nas áreas de gestão e logística de regulação de medicamentos.
“A Ordem dos Farmacêuticos comprometeu-se a apoiar, com o suporte das Faculdades de Farmácia Públicas portuguesas, a organização e desenvolvimento de cursos de Farmácia e Ciências Farmacêuticas em universidades públicas em Moçambique”, refere o comunicado de imprensa do MISAU.
Alcançado este acordo, caberá ao MISAU seleccionar os farmacêuticos que, anualmente, beneficiarão de estágios ou cursos de formação previstos no protocolo.