“‘Rui o Rei da Rua’ conta a história de um filho e de uma mãe que passam a vida a mudar de casa, fruto da instabilidade financeira da mãe, ao mesmo tempo que mostra a vontade de sobreviver de um menino corajoso e imaginativo que teimosamente faz com os adultos concedam às crianças os seus direitos.”
Assim resume Manuela Soeiro – co-produtora da peça com o alemão Jens Neumann – e directora do Teatro Avenida, onde ontem e anteontem (quinta e sexta-feira) a peça teve estreia absoluta no país. “Para já a peça só foi exibida estes dois dias mas brevemente irá estar em cartaz bem mais tempo”, assegura Manuela.
Inspirada em “Agente no Jogo”, do canadiano David Craig, não apenas ganhou o Prémio Alemão do Teatro para Crianças como também foi encenada com vários teatros juvenis da Alemanha. A história confronta o público com a pobreza infantil e dos sem-abrigo de uma forma muito honesta e repleta de humor.
De uma forma complexa, o autor entrelaça os problemas de “os que têm muito” e “os que nada têm”, e, assim, surge uma sociedade na qual se acentua cada vez mais a bipolarização em ricos e pobres.
Entre os principais actores contam-se Átila Cézar (Rui), Graça Silva (Luísa), Daniela Silvino (Joana) e Nelson Faquir (Abdul).
Cristóvão Araújo