AS obras de reabilitação de raíz da ponte Samora Machel, sobre o rio Zambeze, na cidade de Tete, que segundo o plano inicial terminariam a 30 de Agosto corrente, vão prolongar para mais quatro meses, segundo deu a conhecer há dias ao nosso jornal, Brito Soca, director provincial das Obras Públicas e Habitação.
Maputo, Quinta-Feira, 26 de Agosto de 2010:: Notícias
Aquele responsável disse que o prolongamento do prazo das obras se deve ao facto de se constatarem alguns problemas de carácter técnico identificados, na estrutura, no decorrer das actividades iniciadas a 1 de Março de 2009, obrigando o empreiteiro a sua inclusão no pacote da obra.
O director provincial das Obras Públicas e Habitação, em Tete, assegurou que o empreiteiro está a trabalhar a todo gás no sentido de concluir e entregar a obra no período ora estabelecido, a 31 de Dezembro próximo.
Soca reconheceu que apesar de ainda persistirem alguns casos sobretudo de paralisação completa da obra, aos fins de semana, para permitir o descongestionamento de viaturas de grande tonelagem que transitam pela ponte, transportando mercadorias do Porto da Beira, África do Sul, Zimbabwe, Zâmbia, Malawi e R.D.Congo e vice-versa.
“Normalmente, transita pela ponte Samora Machel uma média diária de 600 a 800 camiões de grande tonelagem, com mercadorias diversas para os países do Interland. Mas, devido às obras só passa de cada vez, um camião atrelado, sendo que durante a semana, as duas margens ficam repletas de camiões à espera da atravessar para o outro lado do rio. O empreiteiro não trabalha aos sábados reiniciando as actividades às 23.00 horas de domingo, o que influencia de algum modo, na morosidade do trabalho”, palavras de Brito Soca.
A reabilitação da ponte Samora Machel consiste na substituição da maior parte dos elementos estruturais antigos e danificados como os cabos pendurais, apoios, juntas de dilatação entre outros. Com as actividades em curso desde Março de 2009, algumas medidas de restrição na circulação do tráfego durante a execução de actividades de vulto ocorrem na ponte e foi estabelecido o condicionamento do tráfego nas duas margens para a travessia, sendo 30 minutos por cada lado.
Entretanto, Teixeira Duarte, empreiteiro da obra de reabilitação de raíz da ponte Samora Machel, já realizou cerca de 80 porcento da obra, encontrando-se neste momento empenhado na fase conclusiva da substituição dos cabos pendurais que asseguram os tabuleiros da infra-estrutura, pintura dos pilares e reposição das juntas de dilatação.
De recordar que a obra de reabilitação de raíz da ponte Samora Machel em Tete é orçada em cerca de 780.000.000.00 meticais, do Orçamento Geral do Estado
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1076608