27/08/2010
A Polícia da República de Moçambique (PRM), anunciou que apreendeu mais de uma tonelada da droga Cannabis Sativa, vulgo suruma, depois de o camião que a transportava ter capotado na cidade de Tete, Centro - noroeste do país, quando tentava contornar outros veículos na travessia da ponte sobre o rio Zambeze.
Ao que se sabe, o camião tinha como destino o Zimbabwe.
No total, o camião, um ‘Freight Linner’ propriedade da empresa ‘RGT Rafik Gafar Transport’, sedeada no Malawi, transportava 1.104 quilos de soruma e, segundo revelou à polícia, os proprietários do veículo cobraram ao dono da mercadoria dois mil dólares norte-americanos.
Harold Saidi, motorista do camião, revelou que a carga pertencia a um tal cidadão de nome Mamudo e que já no Zimbabwe o produto seria recebido por um outro cidadão identificado apenas com o nome de Mutoko.
Citado pelo jornal “Diário de Moçambique” publicado na cidade da Beira, Harold Saidi disse que a ligação com Mamudo começou na vila comercial de Zalewa, situada nas margens do rio Chire, do lado do Malawi, onde ele procurava um camião que pudesse transportar a carga para o Zimbabwe.
Sobre o atrevimento de transportar tamanha quantidade de soruma, Saidi disse que a carga estava devidamente camuflada com sacos de arroz e graças a isso conseguiu passar em todos os pontos de controlo que encontrou antes do acidente.
Deolinda Matsinhe, do Comando Provincial da polícia na cidade de Tete, disse que o camião estava a ser devidamente controlado desde a sua entrada em território nacional e que seria interceptado durante a travessia do rio Zambeze.
“Havia informações desde a altura do carregamento”, disse Deolinda Matsinhe, sem avançar mais detalhes alegadamente porque o caso ainda esta a ser investigado. http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=4864&z=100 |