17/11/2010
Um grupo de empresários chineses, em representação da companhia Africa Great Wall, pretende construir uma fábrica de cimento no distrito de Cheringoma, em Sofala, de acordo com o diário estatal Notícias, de Maputo.
O jornal acrescentou estar a decorrer a análise à disponibilidade de calcário na região de Mazamba tendo sido já verificado haver reservas para exploração comercial e a entrega ao Ministério dos Recursos Minerais do estudo de impacto ambiental para a análise e aprovação do projecto.
O chefe dos serviços distritais de Actividades Económicas em Cheringoma, Pedro Cofe, disse ao Notícias que tudo indica que o empreendimento irá ser instalado naquela região, que dista aproximadamente 40 quilómetros da vila de Inhaminga.
Pedro Cofe disse ainda que, além daqueles investidores chineses, Cheringoma está a ser também alvo da pesquisa de calcário para o mesmo propósito por parte da empresa BIOD, também de origem chinesa, que neste momento também pesquisa as disponibilidades do mesmo recurso mineral na região do Búzi, em Sofala.
A concentração de tais investidores na região de Cheringoma deve-se fundamentalmente à linha ferroviária do Sena que atravessa a vila de Inhaminga, sede daquele distrito.
|