Sexta, 24 Dezembro 2010 00:00
Ocorreu ao longo da costa norte da província de Cabo Delgado
A Anadarko revela que Moçambique tem a maior reserva de gás natural. Considerando também a descoberta de petróleo, estes recursos podem determinar que tipo de país queremos ser.
Carvão e gás
Em Novembro, a multinacional americana Anadarko Petroleum Corporation anunciou a descoberta da maior reserva mundial de gás natural, na bacia do Rovuma. A descoberta ocorreu ao longo da costa norte da província de Cabo Delgado.
O local da nova descoberta de gás (Campo da Lagosta) encontra-se próximo do local, onde a empresa Anadarko possui outras duas descobertas, mais concretamente nos campos de Barquentine e Windjammer. A empresa diz que ainda está a fazer trabalhos técnicos, calculando-se que a sua exploração inicia dentro de quatro a sete anos. Estes recursos naturais abrem uma nova janela de desenvolvimento ao país. Ambientalistas e economistas pedem a revisão da lei para garantir um desenvolvimento equilibrado e sustentável.
Já em fase de processamento, o carvão mineral, explorado na província de Tete, começa a ser exportado no primeiro semestre de 2011. A Vale e a Riversdale são os principais actores, mas a falta de infra-estruturas logísticas preocupa. Mas, não só: o presidente da Vale, Roger Agnéli, disse que a empresa estava a enfrentar dificuldades nas negociações com o grupo indiano Rites, que é concessionário da linha de Sena. Face à situação, o governo garantiu que caso as partes não alcançassem consenso, interviria. A situação torna-se preocupante na medida em que o início da exploração do carvão de Moatize, na província de Tete, está previsto para daqui a alguns meses, sendo que a linha de Sena é a única via existente.
Em Outubro, a Riversdale Mining anunciou a descoberta de pouco mais de um bilião e meio de toneladas de carvão, numa zona próxima ao vale do Zambeze. Este, será o segundo projecto de exploração da empresa. O primeiro projecto localiza-se em Benga, na província de Tete, onde foi anunciada a exploração de cerca de quatro biliões de toneladas de carvão. Baseado na pesquisa conduzida pela Riversdale, o total do carvão está estimado em 1,7 bilião de toneladas.
Petróleo
Em Agosto foi anunciada a descoberta técnica de petróleo na Bacia do Rovuma, pela americana Anadarko. Segundo a companhia, a descoberta de petróleo “off shore” na bacia do Rovuma tem potencial para produzir mais de três biliões de barris do recurso e que as características geológicas da zona de descoberta são similares às do Golfo de México. O presidente da República, Armando Guebuza, disse que não se podia pôr em causa determinadas actividades económicas devido à existência do petróleo; a presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, Graça Machel, disse, por sua vez, que devíamos manter a aposta na melhoria das condições de vida, sem o “petróleo na cabeça”; o Centro de Integridade Pública veio a público dizer que mesmo com a descoberta, Moçambique não iria obter grandes benefícios; o director do Instituto de Estudos Sociais e Económicos, Nuno Castel-Branco, questionou sobre a estratégia para a exploração do recurso.
As empresas, que se encontram a realizar a prospecção de petróleo na bacia do Rovuma, investiram, este ano, perto de meio bilião de dólares norte americanos, com o objectivo de determinar a viabilidade ou não da matéria-prima. Na altura, foi dado a conhecer que a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) iria mobilizar financiamento externo para garantir a sua participação no projecto de exploração, em caso de presença de reservas comercialmente viáveis de petróleo.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
http://opais.sapo.mz/index.php/economia/38-economia/11410-petroleo-e-gas-abrem-janela-de-desenvolvimento.html