Anadarko descobre novo furo de gás
A COMPANHIA petrolífera Anadarko Moçambique, Lda., operadora da Área 1 da Bacia do Rovuma, acaba de fazer a quarta descoberta de gás natural em águas profundas da Bacia Sedimentar do Rovuma, na província de Cabo Delgado. Maputo, Segunda-Feira, 7 de Fevereiro de 2011:: Notícias
A descoberta foi feita num furo de pesquisa designado Tubarão, o último de um total de seis que aquela empresa tem programado para a presente campanha de perfuração, iniciada em Dezembro de 2009.
O Ministério dos Recursos Minerais, que tornou pública a informação através de um comunicado de Imprensa, realça ainda que a descoberta do gás foi feita em formações arenosas com uma espessura de mais de 33 metros.
O furo Tubarão, segundo a fonte, foi iniciado em Outubro do ano passado, tendo sido executado em águas com cerca de 897 metros de profundidade e situa-se a aproximadamente 193 quilómetros a nordeste da cidade de Pemba, 30 quilómetros da costa e a 28 quilómetros a sudeste de um outro furo denominado Lagosta, no qual foi também descoberto gás em Novembro de 2010.
“O furo Tubarão atingiu a profundidade de aproximadamente 4230 metros. Após a conclusão do referido furo, as perfurações irão prosseguir, esperando-se que o navio envolvido nesta actividade se desloque para o furo Windjammer, onde foi feita a primeira descoberta. Neste último furo, o navio prosseguirá com operações de extracção de testemunhos de sondagem”, realça o comunicado.
O contrato de concessão de pesquisa e produção para a Área 1 da Bacia Sedimentar do Rovuma, foi celebrado entre o Governo de Moçambique e o consórcio constituído pela Anadarko e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH E.P.) a 20 de Dezembro de 2006, com participações iniciais de 85 porcento e 15 porcento respectivamente. Entretanto, no decurso do contrato, o consórcio cedeu participações às empresas Mitsui E and P Mozambique Área 1 Limited (japonesa), Bharat Petroleum Limited (BPRL) Ventures Mozambique e Videocon (ambas indianas) e Cove Energy (britânica).
Com a cedência daquelas participações, a nova estrutura accionista passou a ser constituída pela Anadarko Petroleum Corporation, com 36 porcento das acções, Mitsui E and P Mozambique Área 1 Limited (20 porcento), ENH E.P. (15 porcento) Bharat Petroleum Limited (BPRL) Ventures Mozambique e Videocon (com 10 porcento cada) e Cove Energy Mozambique Rovuma Offshore Ltd (8,5 porcento).
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1174932