13/07/2011
O Governo moçambicano procedeu esta quarta-feira, 13 de Julho, à entrega oficial da Escola Primária Compelta de Facassiza, no Distrito de Magude, Maputo. A escola foi entregue após uma reabilitação total, no âmbito dos projectos que visam a reinserção social dos ex-mineiros moçambicanos, que trabalharam na África do Sul, bem como de viúvas e crianças órfãs das comunidades de mineiros.
A escola entregue, na presença da comunidade de Facassiza, foi construida com fundos angariados por Eduardo Chivambo Mondlane, fundador da Frelimo, no início dos anos de 60, quando já era funcionário das Nações Unidas em Nova Iorque. Desde então, a escola nunca tinha beneficiado de qualquer reabilitação de raiz.
A ideia da reabilitação partiu da associação dos mineiros da região, e compreendeu a substituição da cobertura, instalação de energia eléctrica, envernizamento do chão, raspagem de carteiras, bem como a reabilitação e construção de balneários. Para além da escola, os 20 membros da associação de Facassiza receberam ainda das mãos da ministra do Trabalho, em Março último, seis kits de junta de bois e uma carroça de tracção animal para o escoamento de produtos das machambas. (RM/PNN)
|