Página principal  |  Contato  

Correio eletrónico:

Palavra-passe:

Registrar-se agora!

Esqueceu-se da palavra-passe?

CAFEZAMBEZE
 
Novidades
  Entre agora
  Painel de mensagens 
  Galeria de imagens 
 Arquivos e documentos 
 Inquéritos e Testes 
  Lista de participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Ferramentas
 
notcias: Homenagem a Samora Machel: Preservar a paz - pede Alberto Vaquina
Escolher outro painel de mensagens
Assunto anterior  Assunto seguinte
Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 1 de 1 no assunto 
De: isaantunes  (Mensagem original) Enviado: 22/10/2011 18:28

Homenagem a Samora Machel: Preservar a paz - pede Alberto Vaquina

UMA das melhores formas de cada um de nós homenagear Samora Machel é preservar a paz pela qual aquela figura lutou ao longo de toda a vida.
 
Maputo, Sábado, 22 de Outubro de 2011:: Notícias
 

A posição foi manifestada pelo governador da província de Tete, Alberto Vaquina, no comício popular realizado quarta-feira última, no bairro Samora Machel, na cidade de Tete, por ocasião da passagem do 25º  aniversário da morte daquele estadista.

O governante afirmou ainda que cada moçambicano, cada família e comunidade devem lutar para melhorar as suas próprias condições de vida, usando o seu trabalho e a sua inteligência, servindo essas acções como uma das melhores formas de homenagear o primeiro presidente de Moçambique.

Segundo Vaquina, inspirados em Samora Machel, a província de Tete, por exemplo, já tem médicos em todos os distritos e o desafio agora é ter médicos em todos os postos administrativos e reduzir cada vez mais as distâncias que a população percorre para encontrar uma unidade sanitária. “O Presidente Samora Machel sonhava com um serviço de saúde para servir toda a população, independentemente da sua origem social”, disse Vaquina.

O governador de Tete apontou que na Educação, o Governo está a assegurar o acesso de todas as crianças da província ao Ensino Primário, localidade por localidade, com uma expansão rápida da rede escolar, com o desafio de o número e percentagem das raparigas a estudar em todos os níveis de ensino ser igual ao dos rapazes.

Por outro lado, o Governo da província está a implementar um ambicioso programa de alfabetização, com a colaboração dos estudantes e dos professores em vários distritos, através do Programa Família Sem Analfabetismo.

“A nossa meta é, até ao ano de 2014, alfabetizar toda a população. Na realidade, a tarefa de alfabetizar toda a população é um dos sonhos de Samora Machel”, concluiu Alberto Vaquina

 

http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1320350



Primeira  Anterior  Sem resposta  Seguinte   Última  

 
©2025 - Gabitos - Todos os direitos reservados