A posição foi manifestada pelo governador da província de Tete, Alberto Vaquina, no comício popular realizado quarta-feira última, no bairro Samora Machel, na cidade de Tete, por ocasião da passagem do 25º aniversário da morte daquele estadista.
O governante afirmou ainda que cada moçambicano, cada família e comunidade devem lutar para melhorar as suas próprias condições de vida, usando o seu trabalho e a sua inteligência, servindo essas acções como uma das melhores formas de homenagear o primeiro presidente de Moçambique.
Segundo Vaquina, inspirados em Samora Machel, a província de Tete, por exemplo, já tem médicos em todos os distritos e o desafio agora é ter médicos em todos os postos administrativos e reduzir cada vez mais as distâncias que a população percorre para encontrar uma unidade sanitária. “O Presidente Samora Machel sonhava com um serviço de saúde para servir toda a população, independentemente da sua origem social”, disse Vaquina.
O governador de Tete apontou que na Educação, o Governo está a assegurar o acesso de todas as crianças da província ao Ensino Primário, localidade por localidade, com uma expansão rápida da rede escolar, com o desafio de o número e percentagem das raparigas a estudar em todos os níveis de ensino ser igual ao dos rapazes.
Por outro lado, o Governo da província está a implementar um ambicioso programa de alfabetização, com a colaboração dos estudantes e dos professores em vários distritos, através do Programa Família Sem Analfabetismo.
“A nossa meta é, até ao ano de 2014, alfabetizar toda a população. Na realidade, a tarefa de alfabetizar toda a população é um dos sonhos de Samora Machel”, concluiu Alberto Vaquina
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1320350