25/11/2011
A exportação de algodão para Ásia poderá render ao país este ano cerca de trinta e seis milhões de dólares norte-americanos, disse esta quinta-feira na Beira o Director-adjunto do Instituto do Algodão de Moçambique, Paposseco Gabriel.
Paposseco Gabriel falava na reunião anula de balanço do subsector algodoeiro, sob o lema "Revitalizemos a produção do algodão".
Paposseco Gabriel disse que o país espera comercializar cerca de trintae seis mil toneladas de algodão-fibra pata Tailândia, Singapura, Bangladesh, uma parte da China e Índia.
Neste momento, segundo Paposseco, decorre o processo de descarroçamento de cerca de setenta mil toneladas daquele produto de rendimento.
Para Paposseco, os níveis de produção alcançados nesta campanha são o fruto do cumprimento do programa de revitalização do subsector do algodão, recentemente aprovado.
A fonte deu a conhecer que o país espera exportar ainda nesta campanha 2010/2011, cerca de três mil toneladas de semente do algodão para diferentes mercados.
No país, existem cerca de duzentas mil fam+ilias que nesta campanha préstes a findar trabalharam uma área estimada em cento e trinta e cinco mil hectares.
Nampula, Cabo Delgado, Niassa, Sofala e Tete, são apontadas como as províncias que têm maior produção do algodão no país.
http://www.rm.co.mz/ |