Opel Kadett faz 75 anos
Primeiro compacto da marca alemã foi construído em 1936 e custava pouco mais de mil euros
A Opel está a comemorar 75 anos de pioneirismo nos automóveis compactos, e o destaque vai para o mais antigo exemplar do segmento, o Opel Kadett.
Foi em pleno ano dos Jogos Olímpicos na Alemanha de 1936, que a marca se aventurou no segmento dos compactos, com o lançamento do Opel Kadett, um automóvel de quatro lugares e duas portas, nas variantes sedan e sedan descapotável.
À época, o veículo tinha um motor de 1,1 litros e quatro cilindros, com 23 cv de potência.
O primeiro compacto da Opel podia ser adquirido por 2.100 marcos, o equivalente a pouco mais de mil euros. Nos primeiros quatro anos a marca vendeu 100 mil unidades do compacto Kadett.
Para a fabricante alemã, o veículo representava o «progresso técnico e a diversidade».
Depois de cinco gerações de Kadett, surgiu o Opel Astra. No primeiro ano de lançamento, a primeira versão, Astra G, fabricada em 1998, totalizou quatro milhões de unidades vendidas, o maior recorde de vendas da história da marca.
Setenta e cinco anos depois, a Opel vai já na quarta geração de Astras, que incluem funcionalidades como assistência à condução, câmara dianteira Opel Eye e faróis direcionais, longe de serem uma realidade, à data de lançamento do pai dos compactos da marca, o Opel Kadett
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/automovel/opel-astra-automoveis-kadett-marca-agencia-financeira/1301045-3852.html