Radioterapia mais rápida e eficaz
O equipamento de radioterapia que permite eliminar o cancro numa única sessão chega a Portugal no final do ano.
A Fundação Champalimaud vai receber no final deste ano o equipamento de radioterapia que permite eliminar o cancro numa única sessão de tratamento. Considerado o «mais avançado equipamento de radioterapia do mundo», permite eliminar o cancro numa única sessão, em poucos minutos e sem qualquer risco tóxico para o paciente.
"Será absolutamente único em Portugal e, na Europa, há muito poucos.", afirma o diretor da área do cancro da Fundação Champalimaud, Carlo Greco.
Esta técnica de radioterapia será feita a partir de uma imagem guiada e do tratamento em simultâneo, e exige um elevado nível de precisão, de forma a que uma única dose seja administrada.
«Já testámos este equipamento e esta técnica na Universidade de Pisa, em Itália, e os resultados foram surpreendentes. Tem é de ser administrada uma dose suficientemente forte para erradicar o tumor. E já provámos que funciona em qualquer tipo de cancro, mesmo num dos mais resistentes à quimio ou radioterapia, como o do rim», explicou Carlo Greco. «É uma revolução», resume assegurando que é indolor.
Ver anexo: