Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Chissano dirige hoje colóquio da CPLP em Portugal
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 07/02/2012 10:41

 

 

15 anos da Comunidade dos países da Língua Portuguesa.

Hoje é o segundo dia das celebrações dos 15 anos desde que a agremiação foi criada em 1996. quatro antigos estadistas dirigem um colóquio sobre as oportunidades na CPLP, sendo que Joaquim Chissano será um dos principais rostos desse painel.

O antigo presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano, participa hoje num painel de quatro antigos presidentes que dirigem um colóquio sobre a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, com o tema “CPLP - uma Oportunidade Histórica”. Ao lado de Chissano estarão o antigo presidente de Cabo Verde, Pedro Pires; o antigo estadista português, Jorge Sampaio, e Mário Soares, ex-presidente e primeiro-ministro de Portugal por duas vezes.

O colóquio, coordenado pelos quatro antigos estadistas, segue-se à inauguração da nova sede da CPLP, em Lisboa, Portugal, ontem pelo vice-presidente da República de Angola, Fernando Dias dos Santos, e pelo actual presidente português, Cavaco Silva, que juntamente descerraram a placa da inauguração.

 A inauguração da sede da CPLP acontece por ocasião dos 15 anos da organização, sendo testemunhada por diversas individualidades e altas personalidades dos Estados-membros. 

A CPLP foi criada em 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. No ano de 2002, após conquistar a independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante. Na actualidade, oito países integram a organização.

A CPLP é, actualmente, presidida por Angola, numa acção rotativa conforme os estatutos. Este país da África Austral instiga a aliança e a amizade entre os signatários. A sua sede fica em Lisboa, sendo o guinense Domingos Pereira o actual secretário executivo.

“Angola mostra-se bastante prestativA”

Falando numa breve entrevista concedida à “Angola Press”, Domingos Pereira disse, ontem, em Lisboa, durante a inauguração da nova sede da CPLP, que Angola – actual presidente da agremiação -  tem feito um “esforço enorme” para elevar o nome da CPLP.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

 

http://opais.sapo.mz/index.php/politica/63-politica/18891-chissano-dirige-hoje-coloquio-da-cplp-em-portugal.html

 



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados