Os representantes dos estados-membros da comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP) juntaram-se, na manhã do último sábado, em Maputo, para celebrar o dia da língua portuguesa.
O Centro Cultural Brasil-Moçambique foi o local escolhido para acolher a cerimónia alusiva ao 5 de Maio. Entretanto, instituições que lutam pelo progresso da língua portuguesa, nomeadamente o Instituto Nacional da Educação (INDE) e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) juntaram-se com vista a reflectir em torno do idioma.
Artistas, escritores e declamadores moçambicanos e de outros países membros da CCPLP aliaram-se ao evento, trazendo danças, canções e poesias de expressão portuguesa.
Falada por cerca de 200 milhões de pessoas, a língua portuguesa ocupa a quinta posição no ranking das línguas mais faladas no mundo.
Segundo a directora do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação (INDE), Albertina Moreno, a língua portuguesa é actualmente um veículo de diversidade dos povos que a falam e das culturas dos estados-membros da CPLP, sendo reivindicada como língua de trabalho em organizações regionais e internacionais.
O director do Centro Cultural Brasil-Moçambique, Calane da Silva, disse também que o português, que actualmente se encontra em expansão, representa a cultura de todos os povos membros da CPLP, uma vez que é através dela que todos expressam os seus sentimentos.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»