Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

TUDO EM PORTUGAL
Joyeux Anniversaire isabelmimoso1!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Outils
 
HISTORIA: A Expansão religiosa no século XVI
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse  Message 1 de 1 de ce thème 
De: vylma  (message original) Envoyé: 17/08/2009 13:45

A Expansão religiosa no século XVI

Desde a Idade Média a Igreja Católica havia consolidado seu predomínio sobre a Europa Ocidental. No século XI (1054) ocorrera o Cisma do Oriente, fazendo com que o Império Bizantino ficasse sob influência da Igreja Ortodoxa Grega.
Apesar dos movimentos hereges e da existência de pequenas seitas, a Igreja católica era a única Instituição Religiosa no Ocidente e determinava não só a doutrina religiosa, mas a moral, os costumes e mesmo as relações sócio-econômicas.

 





No século XVI iniciou-se o movimento reformista, primeiro a partir do Sacro Império Romano Germnico, com a doutrina luterana, que considerava que a Salvação é determinada pela FÉ, sendo portanto uma questão individual. Ao romper com A Igreja Católica Lutero foi perseguido pelos partidários do Imperador e defendido pelos Príncipes. Após uma longa Guerra, foi assinada a Paz de Augsburgo (1555) permitindo que cada Príncipe definisse a religião a ser adotada em seu território.

 





Na década de 30 dis outros movimentos religiosos tiveram repercussão: A partir de Genebra Calvino estabeleceu uma nova doutrina cristã, segundo a qual a salvação depende da vontade de deus, manifestada no momento e que cada homem nasce. A Teoria da Predestinação" considerava que existiam alguns indícios que poderiam mostrar quem Deus havia escolhido: a dedicação ao trabalho, o progresso e a acumulação de capitais.
Normalmente a teoria calvinista é associada ao desenvolvimento do capitalismo, na medida em que estimula a acumulação.
Na Inglaterra orei Henrique VIII rompe com o Papa e cria no país uma nova Igreja. Através do Ato de Supremacia, o Parlamento reconhece a Igreja Anglicana como sendo a Igreja Nacional da Inglaterra e que o rei é seu chefe supremo.
A Igreje Anglicana é um novo instrumento de poder e torna-se fundamental para a consolidação do absolutismo real

 




Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés